quarta-feira, 10 de maio de 2017

Ação no Centro de Petrópolis vai marcar o “Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus”



Com o objetivo de informar e orientar a população acerca do que é a Doença de Lúpus, suas causas e qual o tratamento necessário, será realizada uma ação de conscientização  de acordo com a Lei nº 7.457/16, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que institui o dia 10 de maio como o “Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Doença de Lúpus.”

Lúpus é uma doença autoimune rara, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.
O evento será na próxima sexta-feira (12.05), de 10h às 14hs, no Calçadão do CENIP, Centro de Petrópolis, RJ.

“A ideia é reunir pacientes, profissionais de saúde e sociedade em geral para debater sobre as principais dificuldades no tratamento da doença. Estarei com a minha equipe ajudando a conscientizar sobre a importância do diagnóstico logo no início da manifestação da doença”, frisa a vereadora lembrando que o atraso compromete o tratamento.

 A doença é mais frequente em mulheres do que nos homens. A defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. “O lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas, mas pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar uma vida normal”, acrescenta Gilda Beatriz.

O roxo é a cor mundial da doença, lembrada na mesma data de cada ano, em âmbito internacional.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário: Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.